O que é o compressor de ar e como ele funciona?

O compressor pode parecer um equipamento muito complicado de entender, mas na verdade é mais simples do que parece! Quer entender de vez o que ele é e seu funcionamento? Então vamos lá!
O que é um compressor de ar
Certamente você já deve ter o associado ao funcionamento das ferramentas pneumáticas como furadeiras e esmerilhadeiras, mas sua utilização não para por aí! Os compressores estão presentes nos equipamentos de consultórios odontológicos, linhas de produção, borracharias e bicicletarias, centros automotivos, pistolas de pintura, construção civil e indústria.

Assim como outras ferramentas e maquinários, o compressor possui variações para atender melhor certas demandas. Dentre os modelos temos:
- Parafuso: utilizado em indústrias de média e alta pressão;
- Palhetas: utilizado em sistemas de ar-condicionado e refrigeração;
- Lóbulos rotativos: comum em aplicações de baixa pressão;
- Pistão: usado em aplicações industriais e comerciais de alta ou média pressão;
- Parafuso de deslocamento positivo: utilizado principalmente em aplicações industriais de média e baixa pressão;
- Centrífugo: adequado para aplicações industriais que exigem uma alta taxa de fluxo de ar em altas e médias pressões;
- Diafragma: adequado para aplicações de baixa pressão.
Componentes e ciclo de um compressor
Você já sabe que os compressores de ar operam com base na diminuição do volume do ar, resultando em um aumento de pressão. Mas sabe quais seus principais componentes e seu ciclo para que esse processo ocorra?
Componentes:
- Cilindro: A câmara onde ocorre a compressão do ar;
- Pistão: Uma peça móvel dentro do cilindro que se desloca para cima e para baixo, comprimindo o ar;
- Válvulas de Admissão e Escape: Portas controladas por válvulas que permitem a entrada do ar ambiente e a saída do ar comprimido;
- Virabrequim: Converte o movimento rotativo em movimento linear do pistão.
- Biela: Conecta o pistão ao virabrequim;
- Sistema de Refrigeração: Mantém a temperatura do compressor dentro de limites operacionais seguros;
- Reservatório de Ar: Armazena o ar comprimido para uso posterior.
Ciclo:
- Admissão: Primeiramente, quando o pistão se move para baixo, a válvula de admissão se abre, permitindo, assim, a entrada do ar ambiente no interior do cilindro.
- Compressão: Em seguida, com o movimento do pistão para cima, a válvula de admissão se fecha. Nesse momento, o pistão comprime o ar dentro do cilindro, o que resulta na diminuição do volume e no consequente aumento da pressão do ar.
- Descarga: Posteriormente, ao atingir um nível pré-determinado de pressão, a válvula de escape se abre. O pistão, então, continua seu movimento ascendente, empurrando o ar comprimido para fora do cilindro e direcionando-o ao reservatório de ar.
- Reinício do ciclo: Por fim, o pistão retorna à sua posição original, a válvula de escape se fecha, e o ciclo recomeça. Assim, a válvula de admissão se abre novamente, permitindo a entrada de mais ar ambiente e reiniciando todo o processo.
Como escolher o modelo adequado?
Por fim, está querendo comprar um compressor de ar mas não sabe qual modelo levar? Identifique sua necessidade entre os citados acima e escolha o que mais se assemelha às suas demandas. Agora, se ainda sobrar dúvidas, você pode pesquisar o modelo em si e verificar suas especificações mais especificamente.
Na Ferramac você encontra diferentes modelos de compressores e ferramentas que utilizam essa alimentação, conheça nosso site e aproveite nossas ofertas.
Já temos postado um artigo te explicando como uma furadeira pneumática trabalha e suas diferenças entre os demais modelos, confira!