Saiba o que é o processo de soldagem com eletrodo revestido

Saiba o que é o processo de soldagem com eletrodo revestido

A solda por eletrodo revestido, também chamada de MMA, é uma das mais acessíveis, além de gerar muitas possibilidades de aplicações. Ela pode ser usada em materiais parecidos e opostos, como alumínio e aço inoxidável. O processo é o mais recomendado por profissionais iniciantes ou baixo volume de produção, mas como qualquer outro demanda um material inicial específico.

Para a solda com eletrodo revestido são usados a inversora ou o transformador, que se diferenciam da seguinte maneira:

Inversora de solda – Realiza o trabalhado em eletrodos de 1 a 4 mm, é mais moderno e tem um visor fácil de usar, com modo intuitivo e rapidez. As conexões com os acessórios são rápidas e a corrente é mantida com estabilidade, assim a economia de energia elétrica e a facilidade de utilização são fatores apresentados pelo equipamento;

Transformador – Mais acessível, o transformador demanda atenção na programação e tem botões manuais. Precisa de um pouco mais de tempo para arrumar os níveis e energia para executar o processo.

Por mais que seja um trabalho simplificado, quando comparado com os demais tipos de soldagem, o eletrodo revestido também precisa de equipamentos de segurança individual, os EPIs. Os essenciais são:

Máscara de solda – Cabe ao soldador escolher entre a manual que tem visor permanentemente escuro e menos proteção da cabeça, ou a automática que muda de coloração assim que se inicia o processo;

Luvas – Em couro para a proteção das mãos;

Avental ou jaqueta – Ambos protegem a parte frontal do corpo, mas a jaqueta oferece mais segurança ao pescoço e braços;

Bota – Confeccionada em couro e com biqueira metálica que reduz as chances de acidentes.

Vantagens e desvantagens da solda MMA

O processo de soldagem com eletrodo revestido fornece muitos pontos positivos aos soldadores, como: material com custo menor que as demais modalidades, possibilidade de usar a inversora que tem um tamanho reduzido e mobilidade, e tem uma alta qualidade no acabamento da solda.

Ainda que as vantagens sejam muito maiores, ainda existem ponto negativos de optar pela solda com eletrodo revestido, veja:

– Pouca produtividade;

– Possibilidade de rebarbas e fumos;

– Armazenamento complexo (em local arejado e sem umidade).

A maior parte dos problemas que surgem na soldagem podem ser resolvidos e evitados com técnicas e conhecimento, como explica o engenheiro Felipe Jacob do O Calculista de Aço, por isso ler, entender e aprender é crucial.

Como qualquer trabalho com solda é fundamental que o profissional tenha aptidão para realizar, conheça os materiais e tudo que o envolve. Ter as melhores condições, equipamentos, acessórios e seguir a risca as recomendações, assegura parte da qualidade, mas não elimina a necessidade do conhecimento e experiência do soldador.

Cursos, consultoria com profissionais experientes, tutoriais e até às recomendações dos fabricantes auxiliam na aquisição de toda a parte teórica, enquanto a prática da solda com eletrodo revestido requer muito treino. 

Encontre opções em eletrodo 6013, eletrodo 7018, garra negativa, maçarico, EPIs, maquinários e outras soluções para solda na Ferramac. A loja é especializada e tem muitos anos de atuação na venda de ferramentas, máquinas e equipamentos de segurança, com atendimento físico e virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.