Qual a importância das buchas na fixação de parafusos
As buchas fazem parte do processo de fixação de alguns objetos e móveis, mas podem acabar deixando dúvidas sobre sua função e importância.
Certamente já deve ter visto algum marceneiro ou familiar instalar móveis planejados, espelhos e quadros na parede utilizando um parafuso e a bucha, você só sabe que é para melhorar a fixação, mas não qual sua função em si. Hoje a Ferramac te explica!
O que são buchas de fixação?
As buchas são complementos utilizados juntamente com parafusos para obter uma fixação mais precisa e segura, são geralmente aplicadas em superfícies de concreto e alvenaria, mas se adequam a outros materiais.
Sobretudo, elas operam reduzindo o diâmetro da perfuração e agarrando o parafuso junto à superfície, evitando espaço para atritos que desgastam o furo e bambeiam o parafuso.
Quais os tipos de buchas?
Elas são feitas de diferentes materiais como nylon, polipropileno e polietileno, além de possuírem diversos modelos para garantir o melhor resultado possível.
A princípio, separamos os principais modelos para você ficar por dentro do que mais é utilizado no mercado. Vamos lá?
Convencional: De cara a mais comum, é muito utilizada por sua versatilidade de superfícies. Apresenta alto desempenho em concretos, alvenaria em geral e paredes de pré moldados;
Metálica/expansiva: É a mais indicada para materiais com menor resistência como batentes de portas, paredes de drywall, forros de teto e alvenarias ocas;
KT: A melhor escolha para paredes de drywall e gesso. Muito utilizada para fixar objetos como porta-chaves, porta toalhas, saboneteiras e espelhos;
BKF: Semelhante a KT, porém suporta objetos decorativos mais pesados. Possibilita a instalação de espelhos maiores, prateleiras e quadros com molduras;
FU: É usada para perfurações com mais de 6 mm de espessura em materiais ocos e maciços;
TAB: Se você precisa de uma fixação forte e alto suporte de cargas, essa é a ideal. Muito utilizada na construção civil, instalação de móveis planejados, prateleiras e nichos.
Como escolher a bucha correta?
A escolha da bucha deve ser feita a partir da sua necessidade. Por exemplo:
- Se precisa de uma sustentação leve em superfícies ocas: Metálica
- Quer fixar decorações de peso médio: KT
- Agora, se precisa de uma super sustentação: TAB
Analise a superfície e o peso que será aplicado, assim conseguirá identificar qual o modelo mais adequado para a sua situação.
Por fim, se você tiver dúvidas sobre parafusos, sugerimos esse artigo que preparamos explicando os tipos de cabeças mais utilizados, confira!