O que é e para que serve um martelete?

O que é e para que serve um martelete?

Entender como funcionam as ferramentas é fundamental para quem deseja fazer reparos e novos projetos, mas não é um profissional. Por vezes, a tarefa é feita de forma árdua e manual, mas fica muito mais simples com a utilização de um equipamento.

Entre eles, o martelete passa despercebido, mas tem funções importantes para executar tarefas pesadas na construção civil. A máquina tem a aparência semelhante a uma furadeira, sendo que alguns exemplares contam com as duas funções. Entenda melhor sobre o martelete a bateria e elétrico e suas funções:

Tipos e características dos marteletes

Como um martelo convencional, o martelete efetua batidas, mas com mais impacto. Ele é indicado para perfuração com as batidas ou para demolir com mais precisão. Durante as reformas ele é útil na retirada dos pisos e azulejos. O equipamento conta com duas variações:

Martelete perfurador e rompedor

Algumas furadeiras contam a com função martelete, que é mais fraca e destinada ao furo de concreto. Já o martelete, além de realizar furos, é possível realizar a função de “quebra”, que consiste na troca da broca por uma talhadeira ou ponteira, em que facilita a retirada de azulejos. O equipamento completo conta com as pontas talhadeiras, ponteiro e as brocas. 

A diferença entre a talhadeira manual e da que é utilizada no martelete elétrico está no tempo de trabalho, pois o exemplar de mão demanda muito mais força e maior tempo. Além de todos os pontos citados, o martelete elétrico é muito preciso e conta com um cabo lateral para manter o controle do aparelho.

Martelete demolidor

Para etapas em larga escala e serviços de demolição, o martelete demolidor é usado. Ele tem mais força, potência e tamanho. O equipamento é capaz de quebrar concreto, pedras, paredes e lajes. Por sua robustez, o indicado é que seja usado por um profissional e com equipamentos de proteção. O modelo não tem rotação.

Assim como outros equipamentos, existem modelos de martelete a bateria, mas nenhum é tão potente quanto os exemplares acionados pela eletricidade. A vantagem do modelo à bateria é que ele garante que o trabalho possa ser feito com tranquilidade e em locais sem tomadas, deixando prático até em áreas externas.

 Para trabalho leve e mediano, o martelete a bateria Makita, Bosch ou de outras marcas de alta qualidade é o suficiente. Se o serviço for pesado e com partes resistentes, nada melhor que a versão para demolição. Apesar de ser mais resistente e forte, o martelete demolidor é menos preciso e não é indicado para uso em prédios.

Na Ferramac você encontra as melhores opções em máquinas, ferramentas e equipamentos para segurança. São várias marcas de martelete sem fio e elétrico, ferramentas manuais, equipamentos para solda, capacetes de proteção e muito mais, com a opção da compra em loja física ou através do e-commerce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.