Entenda quais os melhores motores para uma serra circular

Entenda quais os melhores motores para uma serra circular

Apesar de seu nome contar com a palavra “circular”, a serra circular é responsável pelos cortes retos e não pelos circulares, ou seja a nomenclatura se dá pelo movimento de rotação da serra e não pelo tipo de incisão realizada na superfície desejada.

O equipamento é muito usado para projetos com madeira, mas também funciona muito bem para trabalhos utilizando metais e outras matérias-primas. Os modelos da serra também contam com algumas variações, entre as principais opções e mais utilizadas, se destacam as seguinte:

Serra circular manual

Portátil, a serra circular DeWalt manual ou de qualquer outra marca não demanda o uso de mesa para apoio, facilitando o corte em uma série de necessidades distintas em uma oficina ou obra. Leve, fácil de transportar e bastante versátil.

Serra circular de bancada

A serra de bancada é acompanhada por uma superfície de apoio, semelhante a uma mesa, tornando o modelo perfeito para trabalhos mais precisos, incisões em série e também com peças grandes e para aferir. Devido a sua robustez e posição estática, o modelo é apropriado para oficinas, pois assegura um corte mais preciso e ágil;

Serra meia esquadria

Para os projetos mais complexos com madeira, onde o corte demanda mais que um ângulo reto, a serra meia esquadria é a opção, dado que o equipamento permite o ajuste em uma série de ângulos e até mesmo inclinações em relação ao corte. Uma ferramenta mais específica e robusta, esse modelo de serra é usual para oficinas com um grande número de trabalhos para realizar.

Determinar o modelo para cada função é relativamente simples, porém, a maior dúvida na hora de adquirir a serra está em seu motor. Entenda algumas características dos melhores motores para a serra circular e não erre na compra:

Potência

A potência do motor é o fator que designa a força da máquina, logo uma serra circular Makita 1800W é mais forte que as potências inferiores, como 1600W. Cabe a cada um definir o que é indicado para o trabalho em que a serra será usada, levando em conta que as mais fortes são favoráveis para corte de materiais firmes e densos.

É importante destacar que a potência não está relacionada à velocidade do disco, mas sim a força empregada, evitando que a serra seja capaz de partir incisões em superfícies mais resistentes.

Rotação

A rotação facilita o corte e reduz o tempo para fazê-lo, o indicado é usar serra circular superior a 3500 RPM. O exemplo da serra circular Makita 1800W tem 5.800 RPM. Serras com uma rotação maior possuem uma amplitude de tarefas mais versátil, dependendo da troca do disco para suas funções. 

Uma serra circular com um número de rotações maior permite que a ferramenta seja utilizada para cortar metais, cerâmicas e até mesmo superfícies como concreto, porcelanato, dentre outras.

Logo, os usuários consideram a potência e rotação maiores para designar o melhor motor, mas se a função é simples, os menos robustos são incríveis e suficientes.
Serras circulares, furadeiras, fresas, cortadores e outras ferramentas manuais e elétricas estão na Ferramac, uma loja especializada com mais de 10 anos de experiência. São muitas opções reunidas em um site seguro, com possibilidade de pagamento parcelado, atendimento via WhatsApp e condições especiais que só a Ferramac oferece.

2 comentários sobre “Entenda quais os melhores motores para uma serra circular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.