Como escolher uma máscara de solda?
A soldagem é um processo meticuloso e perigoso para quem o executa, por isso existem as obrigatoriedades de uso dos equipamentos de proteção individual. O risco maior está na exposição aos raios ultravioletas e às partículas que geram impacto no rosto.
Além das normas serem aplicadas no trabalho de regime CLT, ela deve ser seguida por todos os profissionais para que os riscos sejam reduzidos e não impactem em suas vidas causando danos permanentes.
O equipamento mais importante é a máscara para solda, já que o rosto e pescoço são os mais afetados pelos raios infravermelhos e ultravioletas. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, eles se dividem entre os automáticos e os passivos.
Tipos de Máscara de Solda
Automáticos
Com visor sensível à claridade que escurece automaticamente, para proteger os olhos. Seu visor percebe os raios infravermelhos e ultravioletas, mas volta ao normal quando acaba o processo, sem que seja preciso manusear o equipamento entre uma etapa e outra, assim poupa tempo. Por sua tecnologia, seu valor é maior, mas apresenta excelente custo-benefício;
Passivos
Ao invés de um visor automático, tem um filme escuro sempre ativo. Ela também protege o pescoço e rosto dos raios e dejetos provenientes da soldagem. A cada desligamento do aparelho e troca de atividade é preciso retirar a máscara para solda ou levantá-la. Como consequência tem um valor mais acessível.
Diante dos diversos modelos, veja algumas dicas para escolher o ideal para a sua necessidade:
Necessidades do soldador
A proteção é primordial na máscara de soldador, mas também é preciso que ela permita um trabalho eficiente e rápido. O primeiro passo é pensar em todas as necessidades do processo de soldagem, assim fica simples determinar o melhor exemplar.
Qualidade da máscara de solda
A qualidade é outro adendo importantíssimo, já que ela interfere no material em que é fabricada a máscara, na vida útil do equipamento, facilidade de uso e outros quesitos. No momento de comprar EPIs, é indicado optar pelas marcas reconhecidas e investir um pouco mais em nome da segurança, uma das referências é a máscara de solda ESAB, uma líder mundial na proteção de acessórios e consumíveis para a soldagem e corte.
Máscara automática ou passiva
Cabe a cada soldador designar o modelo que melhor se adequa ao seu trabalho. Se retirar a máscara após o desligamento da máquina de solda é um incômodo, a automática é a melhor.
Se o processo é feito ocasionalmente e é preciso poupar no momento de adquirir o EPI, a máscara de soldador passiva é ótima. Ambas executam a mesma proteção.
Tamanho do visor
O visor das máscaras possuem vários tamanhos, do pequeno ao grande. Se é preciso um amplo campo de visão no trabalho, por exemplo, os visores grandes são os corretos. Essa variação ocorre nos modelos automáticos, enquanto os demais costumam ter uma única dimensão.
O melhor em ferramentas elétricas, manuais e EPI ‘s você encontra na Ferramac. Compre com rapidez, comodidade e segurança pelo site, opte pela entrega ou retirada na loja.