A importância do equipamento de proteção respiratória
Os equipamentos de proteção individual são desenvolvidos para proteger os usuários em diversos serviços do dia a dia e os de cunho profissional, inclusive são obrigatórios para todos os colaboradores que atuam em áreas que apresentam algum risco de acordo com as normas brasileiras.
Entre eles está o equipamento de proteção respiratória, fundamental para proteger as vias respiratórias. As toxinas, fumaças e micro partículas podem ser invisíveis e inodoras, mas são muito nocivas, principalmente a longo prazo, como explica a matéria da Revista Ad Normas.
“Nos ambientes em que o trabalhador é exposto a atmosferas nocivas a sua saúde, é possível a exposição a uma série de poluentes, como fumos, poeiras, neblinas, micro-organismos, a entrada em espaços com deficiência de oxigênio, com a presença de contaminantes atmosféricos em concentrações desconhecidas ou imediatamente perigosas. Assim como para atendimento a emergências que envolvam liberações de gases, vapores ou presença de produtos de combustão de materiais orgânicos em geral”, descreve.
Para evitar o problemas com qualquer um dos fatores citados entram em ação os EPIs respiratórios, eles são categorizados da seguinte forma:
Máscara de proteção
Utilizada em locais com poeira, mas com ausência de gases. Possuem exemplares descartáveis;
Máscara de proteção reutilizável
Mais resistentes e com proteção maior, ela evita que partículas entrem em contato a respiração, como a poeira, resíduos de pintura com compressão, entre outros;
Respirador facial
O respirador descartável ou reutilizável facial oferece melhor desempenho nas partículas que não são filtradas pelas máscaras, gases e vapores. São diversos modelos que mudam conforme a necessidade de uso. Ele conta com um filtro químico ou mecânico.
Veja os motivos para o uso do equipamento respiratório:
Mantém o nível correto de oxigênio
Permite uma respiração equilibrada com a mistura salubre para os humanos, com oxigenio, nitrogenio e outros gases, mas impedindo a entrada de partículas, gases maléficos e outros poluentes;
Evita doenças pulmonares e respiratórias
Desde a simples rinite ao câncer no pulmão, a máscara previne o surgimento das doenças quando se atua em locais que prejudicam a respiração. A longo prazo é notória a proteção do equipamento;
Deixa o organismo estável
Sem a inalação de fungos e bactérias o organismo não sobre como diversos males e fica mais estável. As pessoas que sofrem com as doenças provocadas pela inalação de contaminantes tendem a ter uma saúde frágil;
Protege a vida
As doenças são mais comuns na exposição indevida a poluentes e gases, mas também existem substâncias fatais. O uso do EPI para proteção respiratória impede que a substância provoque a morte e outros malefícios.
Para que o equipamento de proteção respiratória tenha o efeito esperado é essencial que esteja de acordo com a exposição do usuário, uma máscara comum, por exemplo, não filtra gases. Cabe às empresas fornecerem os EPIs aos funcionários dentro dos critérios impostos nas normas ABNT NBR.
Encontre alta qualidade em equipamentos de proteção individual na Ferramac, uma loja experiente e segura para os consumidores. Compre com pagamento parcelado, entrega em todo o Brasil ou retirada na unidade física.