12 equipamentos de segurança que você deve utilizar ao Soldar

12 equipamentos de segurança que você deve utilizar ao Soldar

O processo de soldagem é incrível e gera muitas possibilidades nas criações e reparos, no entanto requer atenção com a segurança de quem realiza o trabalho. Desde a radiação, rebarbas de metal, perfuração, fumaça, calor até o risco químico estão envolvidos.

Por isso, é imprescindível o uso dos equipamentos de proteção individual, os EPIs. Conheça as peças principais para se proteger durante as soldagens:

Máscara de solda

As máscaras de solda se dividem em duas categorias: manuais e automáticas, o uso é imprescindível e a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade do soldador. A manual tem o visor escuro e não conta com mudança de tonalidade, cabe ao usuário levantar ou abaixar para fazer o uso. 

A vantagem do equipamento é seu valor mais acessível, enquanto a desvantagem está na baixa proteção contra a fumaça gerada no processo. A máscara de solda ESAB ou de qualquer outra marca com sistema automático escurece quando a solda se inicia, depois o visor se torna claro novamente. O modelo protege da fumaça e deixa toda a região da cabeça coberta, mas requer um investimento maior.

Luvas

As luvas também estão entre os EPIs essenciais. As clássicas luvas de raspa ou vareta são as mais populares e indicadas para processos em baixa temperatura. Já para soldadores que tenham que trabalhar com a temperatura elevada, é essencial contar com a luva especial de fio térmico, pois ela possui diversas camadas para proteger as mãos. É essencial que a luva para solda seja do tamanho exato da mão do usuário.

Jaqueta soldador

O casaco soldador é ainda mais reforçado e com fechamento mais resistente. A função do EPI é retardar as chamas e evitar as queimaduras. Apesar de representar um investimento maior, possui longa vida útil e oferece uma proteção grande e ajuste para todas as necessidades, mas com o conforto adequado para trabalhar. Ele é encontrado em versões simples e outras mais estruturadas, com diferenciais semelhantes aos das luvas e máscaras.

Bota de couro

Assim como todas as atividades com ferramentas e processos perigosos, a solda demanda o uso da bota. O couro resistente protege os pés de queimadura, corte e outros acidentes. O EPI tem uma biqueira de aço para que as quedas de objetos e o peso não machuquem os dedos. Diferente dos modelos comuns de botas, as de soldagem tem calçamento rápido e apresentam uma vantagem em qualquer imprevisto que ocorra.

Além dos equipamentos de proteção mais complexos, também é preciso ter o mangote, touca, perneiras, protetor auricular, óculos de proteção, blusão de raspa e máscara respiratória. Vale lembrar que os EPI´s para soldagem são adaptáveis à necessidade do soldador e são indispensáveis para a segurança durante o exercício da profissão.

Para adquirir as melhores marcas conte com uma casa de ferramentas completa e referenciada, como a Ferramac. Com mais de uma década de atuação, a Ferramac é especialista em máquinas, ferramentas e EPI, além de atuar com o que existe de mais moderno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.