Equipamentos e ferramentas que uma serralheria deve ter
Foi em 2.500 a.C. que surgiram as primeiras ligas de metal e juntos delas o ofício do serralheiro. Por serem moldáveis e resistentes, os metais passaram a ser usados para diversos fins, o que fez o trabalho se expandir. As serralherias continuam como comércios de suma importância.
Mas, como qualquer outro segmento, é preciso que o ambiente de trabalho conte com ferramentas especiais para metais. Conheça as peças básicas toda serralheria precisa para abrir as portas:
Lixadeira
O modelo de cinta é o mais comum entre os serralheiros, pois desbasta intensamente os metais. Para que isso ocorra, ela tem motor mais potente que as demais lixadeiras, mas demanda um certo conhecimento e controle para ser utilizada.
Esmeril
O principal equipamento em uma serralheria é o esmeril, mas vale lembrar que a máquina é bem diferente de uma esmerilhadeira. O moto esmeril tem motor potente e demanda a fixação em uma bancada. Diversos tipos de discos podem ser usados no aparelho, assim é muito versátil. Desde afiar uma ponta de metal, retirar rebarbas, limpar a superfície, tirar camadas de ferrugem, fazer polimento até o processo básico de lixar.
Furadeira de impacto
A máquina é mais potente que a furadeira convencional e intercala as rotações com impacto de alto torque. Ela é usada para trabalhos mais pesados.
Máquina de solda
A fixação permanente do metal depende da solda, por isso é uma máquina indispensável. Dois modelos são usados nas serralherias, cabe a cada profissional escolher o melhor ou determinar se ambos são necessários. Veja abaixo:
Inversora de Solda
A inversora é uma máquina portátil e fácil de usar até sobre escadas, as correntes emitidas são padronizadas e o gasto de energia elétrica é baixo. A inversora de solda ESAB é uma excelente indicação para profissionais, pois a marca sueca é conhecida por sua qualidade e durabilidade de seus produtos.
Transformador de Solda
Já o transformador de solda pode ser monofásico ou trifásico, cada qual com um grau de intensidade distinto. É um equipamento maior e pesado, por isso é usado em projetos dentro da oficina.
Tesoura faca e morsa
A tesoura faca é usada no corte das lâminas de metal, ela tem ótima precisão e uso simples. A morsa, ou torno de bancada, ajuda na fixação para lixar, pregar e fazer outros trabalhos.
Equipamentos de proteção
Os EPIs são indispensáveis para o serralheiro, pois mantém sua segurança durante o trabalho, seja em pequena ou em larga escala. A máscara de solda ESAB e de outras marcas, é um exemplo de EPI para serralheria, pois protege os olhos da radiação emitida pela máquina de solda, ela conta com modelos simples e também os mais completos com visor de auto escurecimento.
Conte com a Ferramac para comprar as melhores ferramentas de serralheiras, são muitas marcas e modelos para escolher. Pelo site, a compra é feita em poucos cliques, com segurança, facilidade de pagamento, frete grátis em todo Triângulo Mineiro e outras vantagens que só a Ferramac oferece.